Tecnologia do Blogger.

Proposta

Tema:
    Utilizando como base os temas estruturais propostos pelo PCN+ de ensino de ciências da natureza, e mais especificamente para o ensino de física, é possível desenvolver uma atividade de física moderna que vise uma abordagem geral de todos os temas expostos e de modo mais especifico, a proposta do item 5 (Matéria e radiação) que será o foco do trabalho ao desenvolver os temas de Efeito Fotoelétrico e Radiação de corpo negro.

Motivação:
    Existe um constante interesse do publico jovem por temas que envolvam física moderna, assuntos como relatividade, buracos negros ou astrofísica despertam a constante curiosidade e fascinação. No entanto, apesar de haver esse interesse dos alunos, tais assuntos não são trabalhados no ensino médio que priorizar os conteúdos que serão cobrados nos exames seletivos das faculdades (Mas especificamente no ENEM). Como não existe então um lugar para retirar informações de forma confiável e de fácil acesso, uma vez que a escola não oferece esse tipo de informação, os interessados sanam suas duvidas com os conteúdos disponíveis na internet, que muitas vezes tem procedência duvidosa e quase sempre é desprovido de referencias.

Justificativa:
    A fim de construir uma fonte solida de conteúdos onde os alunos consigam retirar suas duvidas sobre os assuntos pelo qual tem curiosidade e também que esta for-se de fácil acesso e disponível a qualquer momento, o grupo se propôs a montar uma pagina da web que realizaria tal tarefa. Um site além de esta disponível a qualquer usuário que possua internet, possui a vantagem de ser de fácil utilização além de ter o grande diferencial que é a integração com o usuário/aluno, que pode comentar e participar ativamente da construção do conteúdo da pagina.

Objetivo:
     O principal objetivo do projeto é construir de forma significativa os conceitos básicos de alguns assuntos de física moderna nos alunos de ensino médio. Assuntos esses que são muitas vezes ignorados pelo sistema de ensino por não estarem contidos na lista de assuntos que serão cobrados durante o processo de avaliação para o ingresso no ensino superior. O aluno deve interagir com o conteúdo proposto e durante a culminância do projeto os envolvidos deveram ter um contato direto com alguns assunto trabalhado no site que será escolhido com base no interesse dos usuários.

Produto:
    O site conterá 3 temas de física moderna, sendo estes Relatividade Especial, Radiação de Corpo Negro e Efeito Fotoelétrico. Tais assuntos serão trabalhados com a utilização de recursos didáticos semanalmente por cada um dos integrantes dos grupos (Cada qual ira trabalhar um tema especifico durante todo o projeto). Terá contido no web site áreas especificas para cada temas além de um canal de comunicação para participação do usuário com os autores que responderão suas duvidas e aceitarão sugestões de temas. O endereço do site ficará disponível na seguinte url: http://metodologiadoensinodefisica3.blogspot.com.br de modo provisório ate ser criado um link definitivo para este por volta do dia 20 de outubro. Além disso será construído um canal de comunicação com as redes sociais para facilitar a divulgação do trabalho e também incentivar a participação dos usuário que terão múltiplos meios para interagir com os conteúdos abordados. 

Proposta de intervenção:
   A culminância do projeto irá ocorrer com a escolha de um dos temas abordados no site, esta escolha será baseada no interesse dos usuários a esse tema, sendo escolhido o teme que obteve o maior numero de visitas e comentário. Uma vez escolhido o tema será montado uma apresentação a nível de alunos de ensino médio para os estudantes de primeiro período do CAA, tal apresentação deverá conter recursos didáticos e uma abordagem com uma didática diferenciada a cerca do tema proposto. Ao final da apresentação será realizado uma mesa redonda com os alunos para discutir o que foi trabalhado e coletar informações sobre a opinião dos estudantes a cerca da proposta do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial